quinta-feira, outubro 11

José Dirceu – herói ou bandido?



Na última terça feira dia 09/10/2012 o Supremo Tribunal Federal condenou por maioria dos votos o ex-ministro chefe da casa civil José Dirceu, pelo crime de corrupção ativa. A acusação se deve aos autos do processo encaminhado ao STF pelo Ministério Público denominado “Mensalão” que seria no caso uma mensalidade paga pela base do governo Lula a partidos aliados em troca de votos a favor dos interesses do governo. Na mesma leva foram condenados também José Genoino ex- presidente do PT e Delúbio Soares ex- tesoureiro do partido. O julgamento do mensalão entra para a história por está indicando até o momento que não engoliu todo o blá blá por parte dos advogados de defesa dos réus, e que existem provas em demasia para condenar todos que participaram da ridícula troca de favores.

José Dirceu – Militante estudantil, exilado e perseguido.

José Dirceu iniciou sua militância no movimento estudantil em 1965, ano que iniciou seus estudos em direito pela PUC-SP sendo vice-presidente do (DCE). Em 1965 rompeu com PCB Partido Comunista Brasileiro e ajudou nas “Dissidências” em São Paulo, grupo esse que teve bastante afinidades politicas com o grupo do guerrilheiro Carlos Mariguella. Nessa época José Dirceu era conhecido pelo codinome “Daniel”, presidia a União Estadual de Estudantes (UEE) era conhecido como líder estudantil. Em 1968 foi preso em Ibiúna interior de São Paulo durante a tentativa de organizar o Congresso da União Nacional de Estudantes. Em 1969 José Dirceu estava na lista de presos políticos que foram trocados pelo embaixador americano Charles Burke sequestrado pelo MR-8 e ALN, grupos de militância armada. Logo depois foi deportado junto com os demais para o México, indo depois de algum tempo para Cuba, onde estudou, trabalhou e recebeu treinamento militar. Em 1971 retornou ao Brasil vivendo de forma clandestina, retornando a Cuba em 1975, nesse período fez cirurgia plástica e retornou ao Brasil com o nome falso de “Carlos Henrique Gouveia de Mello” instalando-se em Cruzeiro do Sul, no Paraná. Nesse período casou-se com a primeira mulher Clara Becker e passou a viver em inteira clandestinidade, ocultando sua real identidade até mesmo de sua esposa. Em 1979 retornou a Cuba para desfazer a cirurgia plástica por conta da lei da anistia que estava trazendo todos os exilados de volta ao Brasil, em 1980 já de volta e de posse de seus direitos de cidadão ajuda a criar o PT junto de José Genoíno, Luís Inácio Lula da Silva e outros.

                                                                                José Dirceu - Militante.

José Dirceu – Constituinte, Autor da lei do impeachment, Ministro Chefe da Casa Civil.

Em 1986 foi eleito deputado estadual pelo PT de São Paulo, notabilizou-se pela forte oposição a administração do então governador Orestes Quércia. Em 1992 foi autor junto do Senador Eduardo Suplicy do pedido para a instalação da CPI que levou o ex-presidente Fernando Collor a impeachment. Em 1995 foi indicado por Lula para presidir o PT Nacional, sendo eleito. Com a chegada ao poder do PT em 2002 José Dirceu foi alçado a Ministro Chefe da Casa Civil, ou seja, o maior cargo do executivo depois do Presidente da República, quiçá com mesma ou maior influência sobre os demais cargos.

                                                    José Dirceu, Constituinte.

José Dirceu – Mentor do mensalão, consultor e lobista de grandes empresários.

José Dirceu logo depois de ser afastado do cargo de Ministro Chefe da Casa Civil, iniciou seus trabalhos de influencia politica nos bastidores. A grande verdade é que o PT deve muito de sua chegada ao poder a José Dirceu, é inconteste sua importância na mudança do perfil de Lula, que antes era um aguerrido líder sindical e logo depois passou a um democrata centrado voltado as causas das massas. Logo depois da chegada ao poder do PT, José Dirceu foi responsável também pela mais importante aliança estratégica da politica nacional recente, foi dele a ideia de trazer o ex-presidente José Sarney para a base aliada do governo, com certeza a aliança trouxe boas benesses para os dois lados. Logo depois de seu afastamento começou a trabalhar naquilo que ele mesmo chama de “consultoria”, que nada mais é aquilo que conhecemos como “lobismo” sendo constantemente procurado por grandes empresários e corporações por conta de seus profundos conhecimentos dos planos do governo Lula, planos esses que inclusive vários devem ter saído de sua cabeça. Até hoje é sabido de todos no planalto que José Dirceu possui uma profunda influência nas decisões que ocorrem no governo Dilma. Se o ex-presidente Lula é o mentor de Dilma, por sua vez José Dirceu é a mente estratégica por detrás de toda a articulação. José Dirceu apesar de negar é consultor de grandes nomes do negócio em escala mundial, como o magnata russo Boris Berezovsky e também do terceiro homem mais rico do planeta Carlos Slim, empresário mexicano dono da (Claro) e da Embratel, essa última comprada segundo alguns, através de importantes informações sobre estatais do governo passadas ao mexicano por ele mesmo José Dirceu. É inegável a importância de José Dirceu nos últimos quarenta anos na sociedade brasileira, desde militante politico, passando por integrante da retomada democrática, ao apogeu no cargo de ministro chefe e agora recentemente “lobista” e anti-herói da nação. 

 José Dirceu - Lobista

Brincadeira de Criança



Vou te dar uma rasteira
E, claro, cairá no chão
E vou tocar toda sua cintura
E imagino você rindo tanto, mais tanto
Que vai implorar pra eu parar
Mas só de mal vou parar só quando você disser:

- Eu te amo.

Pra não dizer que não falei da estrada


                                                              River Phoenix


As pessoas morrem, hoje no meio dessa tarde ensolarada veio esse pensamento, não sei por que cargas d´agua, mas todos nós morremos. Que droga essa constatação não concordam? Porque lutas, sonhos, família, dinheiro, amor? Se tudo está fadado a terminar uma hora ou outra. É verdade estamos altamente avançados tecnologicamente, chegamos à lua, erradicamos diversas doenças, criamos máquinas para trabalharem por nós, optamos todos por sermos felizes. Porém isso tudo é por pouco tempo, que sentido há nisso tudo? Toda essa briga por acumulação de terras, dinheiro, fama... Tudo termina assim como o cigarro que queima no cinzeiro, tudo se gasta como a sola do sapato, como o batom da menina. Essa história de os fins justificando os meios, até o momento só existe um fim certo, ele se chama o vazio, o nada, o vácuo. Cedo ou tarde chegará a brancura nos cabelos, a tosse, as doenças e a aquela necessidade dos cuidados do inicio. Não é uma ciência exata esse lance de viver, os dias e as noites se sucedem desde priscas eras, a chuva molha os campos e as cidades há tanto tempo que se faz inútil tentar imaginar. O que importa nisso tudo talvez não seja o inicio, nem tampouco o fim, mas somente a estrada, o caminho, a rosa que brotou ao pé da estrada de forma absurda, ela está lá, continuará lá até que alguém a pise desapercebidamente, ela estará lá, ainda que as Torres Gêmeas sejam derrubadas por algum imbecil, ainda que as calotas polares derretam, ainda que a bolsa Nasdaq vá à bancarrota. Sim essa rosa estará lá, para nos fazer entender que o que importa mesmo é o momento em si, e não o que já aconteceu ou o que irá acontecer com ela e com todas as coisas a nossa volta.



    sugiro a leitura do texto ao som desse clipe