sábado, setembro 29

São Luís 400 anos: Comemorar o que? Pra que?

V L T

Parte III

No quarto - centenário de São Luís, mais uma vez os governos principalmente o estadual vem na contramão na questão do trânsito e transporte, São Luís com mais de 1 milhão de habitantes e sendo uma metrópole (mas que está longe de ser tornar de fato) tem o sistema de trânsito e transporte público caótico, e está bem longe de ser resolvido.

A construção da Via Expressa e da Ponte Quarto – Centenário são importantes, não irei negar a sua importância. Mas é o problema solucionado em imediato, mas voltará com o passar dos anos devido ao aumento populacional e de carros também.

A Via Expressa irá beneficiar de fato as construtoras e especulações imobiliárias, porque no local há uma imensa área verde desabitada que está sendo desmatado, e o fator mais agravante, é o despejo dos moradores na comunidade do Vinhais Velho, que há séculos vivem no local e são descendentes diretos dos índios Tupinambás, e foi fundada e habitada pelos franceses no mesmo ano (1612) após a fundação de São Luís, e tem uma igreja que foi construída no séc. XVIII, e hoje resistem bravamente a arbitrariedade do governo através da Polícia Militar.

A avenida irá beneficiar a classe média consumista e a elite ludovicense porque irá ligar os shoppings da cidade, a construção de mais prédios e condomínios irá saltar o preço dos imóveis em São Luís, principalmente nessa região.

Enquanto isso, sofremos diariamente com o transporte público cada vez mais calamitoso, em que o poder público municipal não conseguiu resolver a questão, a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou metrô de superfície é uma incógnita, porque está sendo feito em período eleitoral e a construção pára em frente ao posto de gasolina, no qual a prefeitura terá que indenizar milhões, porque o dono do posto não irá aceitar indenização irrisória.

Sem contar que o dono desse posto é Afonso Ribeiro, 1º suplente do Senador Epitácio Cafeteira, irmão do Deputado Estadual Manoel Ribeiro e do Deputado Federal que atualmente é secretário de estado das cidades no governo Roseana Sarney, o Pedro Fernandes, ou seja, o dono desse posto é aliado do grupo político da governadora do estado.

Não se trata de acreditar ou não a construção do VLT, porque ao longo do mandato, tanto o governo estadual e municipal não fizeram parcerias ou aliança institucional de fato para o bem estar da população ludovicense devido as desavenças políticas, a governadora ao assumir o governo em 2009 após a cassação do Jackson Lago vetou o convênio do estado e prefeitura na prolongação da avenida Litorânea até a praia do Olho D água, construção dos viadutos no Calhau e Forquilha, que foram assinados pelo Governador Jackson Lago antes de deixar o governo em virtude da cassação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Prefeito João Castelo.

The Verve, Agridoces Hinos Urbanos.






Sempre acreditei de verdade que a música, como arte, poderá salvar a humanidade de todos os seus males. Tenho em minha memória uma lista de álbuns que de fato me ajudaram a ultrapassar fortes tempestades em minha vida, dentre eles Urban Hymns do The Verve com certeza possui lugar cativo nesta lista. O The Verve é uma banda Inglesa formada em Wigan em 1989, com Richard Ashcroft (vocais), Nick McCabe (guitarra), Simon Jones (Baixo), Peter Salisbury (batera). Somente em 1992 lançam o primeiro álbum intitulado EP The Verve, sem muita expressão, nessa época Richard Ashcroft fica muito próximo de Noel Gallagher do Oasis, a canção Cast no shadow uma linda balada do Oasis foi escrita para Richard. Em 1993 e 1995 lançam mais dois álbuns com tímida expressão entre público e critica, nesse meio tempo a banda chega a excursionar pelos E.U.A em pequenos shows de divulgação.

Em 1997 lançam Urban Hymns, e a época de lançamento se mostra bastante peculiar por motivo de constantes brigas entre os integrantes, e também por conta do lançamento do Ok Computer do Radiohead sendo excessivamente apontado por todos como o primeiro grande álbum depois de Nevermind do Nirvana. Além disso, o British Pop estilo ao qual até então a banda se enquadrava estava vivendo seus últimos instantes. Porém Urban Hymns não vinha citando British Pop nem muito menos nada dos anos noventa, era um álbum com grandes orquestrações com ênfases em violinos e geniais guitarras lisérgicas, sem dúvidas Richard Ashcroft e Nick McCabe exageravam nesse álbum em uma fascinação dos dois, que eram os lendários álbuns psicodélicos dos anos sessenta Beatles, Stones e Beach Boys foram influência para toda viagem onírica trazida pelos dois para a cena do rock em 1997. A critica ainda meio tonta por conta do Radiohead foi aos poucos entendendo a genialidade do álbum, a música  Bitter Sweet Symphony foi o carro chefe tanto nas rádios quanto na MTV no clip Richard saia andando em meio a uma Rua de Londres esbarrando em todos e cantando os versos da letra. Essa música foi acusada de plágio por Jagger & Richards dizendo que eles haviam roubado o sample do inicio da canção de uma música deles chamada The Last Time depois de uma batalha na justiça Jagger& Richard venceram a parada. Mas o álbum ainda tinha Sonnet, a ultra- psicodélica Catching in the butterfly, Lucky man que foi uma letra que o Bono Vox disse que sempre sonhou em escrever. Em 1999 após o mainstream aos seus pés e grandes turnês o The Verve encerrou a carreira voltando em 2007 com um novo álbum que nem de longe lembrava Urban Hymns. Desta forma brigas de ego, milhares de discos vendidos, acusações de plágio, sem todos esses acontecimentos isso tudo aqui seria um grande erro, Nietzsche estava certo.